segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Relatório do Documentário Assistido em Aula.


SURPLUS.

O documentário assistido durante duas aulas de Educação Ambiental mostra as várias formas que o consumismo nos consume. A escolha do corpo ideal e formá-lo nos mostram como somos pressionados a sermos iguais e como, até mesmo na beleza (que devíamos ser diferentes para realmente sermos belos) é comprada por nós.

No filme pudemos perceber a diferença entre as nações consumistas (como os E.U.A.) e as nações que consomem somente o necessário, o comunismo (como em Cuba). Mostra também como agem as pessoas que convivem (moram) num país socialista em relação á lugares capitalistas: ficam deslumbradas e consomem mais daquilo que estão acostumadas a comprar.

Acho que não devemos viver na ditadura do comunismo nem na ditadura do capitalismo, do consumismo. Devemos ser um pouco de cada.

Também vimos a vida de pessoas em diferentes classes sociais: o milionário que não pode mais sonhar e o humilde operário a trabalhar numa construção.

Há uma tese apresentada por um homem, que acredita que a única forma de exterminar o consumismo é destruindo máquinas e retornando á Idade das Pedras. Penso que não é uma boa teoria, pois mexerá com a economia de nações e que portanto, muitas delas não participariam dessa ação.

O governo incentiva o consumo, como o presidente norte-americano George W. Bush. Empresas que alienam a população com seus empresários bem sucedidos na vida que adoram, idolatram e veneram suas fábricas do controle da mente humana. Uma nova forma de ditadura.

Em suma, varias são as pessoas que nos tratam como súditos de seus impérios internacionais. Que trabalhar contra o consumismo trará problemas para o país, como em Cuba. Como agem as pessoas diante da riqueza, da desigualdade social e da sociedade de consumo: compram porque vivem e vivem porque compram.


Por Mateus Lima Veras.

Guarulhos, 31 de outubro de 2007.

Um comentário:

Profa. Daniela disse...

Pessoal,

que ótima idéia colocar nossas atividades mais teóricas no blog! E principalmente o parecer do Matheus sobre o documentário "Surplus". Dessa forma todos poderão ficar curiosos para assistir ao filme também...
Esse grupo me surpreendeu em muitos aspectos. Vocês realmente entenderam a proposta de nosso trabalho e me trouxeram grande realização ao tecerem as linhas desse blog. Continuem sempre assim!