quarta-feira, 29 de agosto de 2007

A Biopirataria no Brasil


O Brasil tem cerca de 23% de toda a biodiversidade do planeta!Você vê caro leitor ... como o nosso país é rico na questão da "BIODIVERSIDADE"!Por isso que todos nós temos a obrigação de cuidar das nossas riquezas naturais.

Bem , mais nem tudo é perfeito né o nosso pais é um dos mais devastados!E o pior de tudo ... é que ele é devastado por nós mesmos.Claro que nem sempre né!

A maioria dos homens que preucuram seus meios de sobrevivência através da retirada ilegal de seres vivos da natureza fazem o que nós chamamos de "BIOPIRATARIA".Eles levam sem autorização nenhuma os meis da flora e da fauna nativa para o estrangeiro com fins comercias e medicinais.

A biopirataria começou em 1993.É caro leitor ... isse meio de comercialização começou apenas há 14 anos!!!Você não acha a coisa mais absurda?!Em pleno séc 20 os homens fazendo uma coisa tão errada como essa? Entre essas regiões, as florestas tropicais assumem especial relevância na medida em que contêm a maior biodiversidade do planeta e possuem muitas áreas quase desconhecidas. Nesse quadro, o Brasil ganha destaque especial, principalmente por abrigar a impressionante Floresta Amazónica. O número inigualável de espécies de plantas, peixes, anfíbios, pássaros, primatas e insectos, muitos deles ainda não descritos nem estudados pela ciência, inclui o Brasil num selecto grupo de países notórios por sua megadiversidade biológica. Detentor de 23% da biodiversidade do planeta, de acordo com cálculos do Instituto de Pesquisa Económica Aplicada (Ipea), o Brasil conta com um património genético estimado em 2 triliões de dólares. Você vê como é sem escrúpulo caro leitor o homem ter coragem de acabar com as acoisas que ele nescecita para sobreviver!

A lista dos países alvo da biopirataria é grande. Madagáscar, Quénia, Senegal, Camarões, África do Sul, Zaire, Brasil, Guiana, Peru, Argentina, Venezuela, Paraguai, Bolívia, Colômbia, Rússia, Tanzânia, Indonésia, Índia, Vietname, Malásia e China. Calcula-se que esse comércio ilegal movimente cerca de 10 milhares de milhões de dólares por ano. O Brasil responde por 10% desse tráfico, que inclui animais e sementes. Segundo o Parlamento Latino-Americano, mais de 100 empresas fazem bioprospeccção ou biopirataria no Brasil.

Calcula-se que cerca de 40% dos remédios sejam oriundos de fontes naturais, sendo 30% de origem vegetal e 10% de origem animal e microorganismos.

Grande parte do princípio activo dos hipertensivos (medicamentos prescritos contra pressão alta) é retirada do veneno de serpentes brasileiras, como, por exemplo, a jararaca.
O Brasil possui um imenso potencial genético a ser explorado. Estima-se que seu património vegetal represente cerca de 16,5 mil milhões de genes. Sendo tão rico em substâncias biologicamente activas, tornou-se, comprovadamente, alvo de biopiratas. As denúncias de casos de pirataria genética são frequentes. Elas envolvem instituições oficiais de ensino e pesquisa, cientistas e laboratórios estrangeiros que saem daqui levando riquezas biológicas, para posteriormente registrar patentes e gozar de vantagens económicas obtidas à custa de produtos gerados com nossas plantas e animais.

Cerca de 70% da biopirataria praticada no Brasil é feita por instituições filantrópicas, que entram no nosso território alegando a intenção de promover o atendimento a populações carentes e remetem clandestinamente material genético, in natura e em grandes quantidades, principalmente para Estados Unidos, Inglaterra, França, Alemanha, Suíça e Japão. O restante da retirada irregular é praticado por instituições científicas legalmente instaladas. Apesar de o volume exportado ser menor, o dano por elas causado é maior, pois a alta tecnologia que aplicam nas pesquisas realizadas aqui mesmo permite o envio, para suas sedes, de material já sintetizado.

Isso chega a nos impresionar mas voê pode fazer a diferença caro leitor ! Faça a sua parte que pelo menos você não estará se igualando as pessos que fazem esse tipo de coisa.

Trabalho das Ervas

Alecrim (Rosamarinus officinales).

Reino: Plantae.
Filo: Magnoliophyta.
Classe: Magnoliopsida.
Ordem: Lamiales
Família: Lamiacease.
Nome Científico: Rosamarinus officinales.

Usos: Culinários (na Itália é usado em assados com carneiro, cabrito e vitela), religiosos (na Igreja Ortodoxa Grega ainda se utiliza o alecrim para dar as bênçãos), medicinais (bom ao estômago que não consegue digerir bem os alimentos, combate a tosse e a febre). Também pode ser utilizada para a perfumaria, pois apresenta propriedades aromáticas. É um arbusto muito encontrado na região do Mediterrâneo. Seu nome (rosamarinus) significa, em latim, "orvalho do mar".

Cânfor
a (Cinnamomum camphora).

Reino: Plantae.
Filo: Magnoliophyta.
Classe: Magnoliopsida.
Ordem: Laurales.
Família: Lauraceae.
Nome Científico:
Cinnamomum camphora.
Nomes Populares: Erva cavaleira; Rubagem de cachorro; Alcanforeira.
Onde é encontrada: Lugares do Extremo Oriente, como Japão, China meridional e Taiwan.

Usos: É utilizada para o preparo de medicamentos e de incensos. Conhecida desde a antiguidade.

Dissolve facilmente em álcool, éter e outros solventes orgânicos, exceto água.

Capim - Limão (Cymbopogon citratus).

Reino: Plantae.
Filo: Magnoliophyta.
Classe: Liliopsida.
Ordem: Poales.
Família: Poaceae.
Nome Científico:
Cymbopogon citratus.
Época de Plantio: Setembro a dezembro.
Onde é encontrada: Na Ásia, principalmente na Índia.
Nomes Populares: Capim-Santo; Citronela; Belgate; Erva-Cidreira; entre outros mais.

Planta herbácea da família das gramíneas.

Cresce numa moita de rebentos (planta cespitosa), propagando-se por estolhos (caule rastejante).

Losna (Artemísia absinthium).

Nome Científico:
Artemísia absinthium

Usos: Medicinais (elimina vermes, cólicas, diarréias, envenenamentos, intoxicações, catarro pulmonar, gripe, mau hálito...), energéticos, é utilizada contra a depressão alcoolismo e drogas, podendo utilizar-se dela contra a obesidade, pois ajuda a regular o fígado e o sistema digestório .

É utilizada desde a antiguidade para usos energéticos, mas para ser usada nesse fim, deve estar seca e triturada em defumador.

Malva (Malva sylvestris).

Nome Científico:
Malva sylvestris.

Usos: Medicinais (é um expectorante, anti diurética, anti - flamatória para a garganta, boa para quem sofre de prisão de ventre, tira a timidez e ajuda as mães a se recompor após os partos, mas seu melhor uso medicinal é contra as doenças na garganta, corda vocais e ouvidos) e culinários (compões suavemente saladas picantes). Seu chá é bom para gargarejos para a faringite ou amigdalite, dores de cabeça ou inflamações nos rostos.

Receita de Geléia de Malva:

1 k de maçãs ácidas nacionais, cortadas em fatias com casca e semente.

l/2 lt. de chá bem concentrado de malva

Cravo em pó

Canela em pó

Cozinhe as maçãs com muito pouca água até elas ficarem bem pastosas.

Passe toda essa massa na peneira , volte com a pasta para a panela, e mais metade da quantidade obtida de creme, de açúcar. (em peso; exemplo: 1 kg. de pasta / ½ kg. açúcar).

Acrescente o chá forte de Malva, o cravo e a canela e deixe até dar ponto de geleia.( O creme começa a ficar dourado, e a pular na panela) .

Coloque em vidros esterilizados .

Para acompanhar, um bolo delicioso de folhas de Malva:

3 ovos

1 xícara de chá de mel

100 g de manteiga ou margarina

1 copo de chá concentrado de malva e rosas brancas

2 ½ xícara de chá de farinha de trigo

1 colher de chá de fermento em pó

1 colher de café de canela em pó

Bata todos os ingredientes muito bem na batedeira.

Forre uma forma redonda com margarina e folhas de malva sem os cainhos, lavadas e secas.

Coloque a massa por cima e asse em forno médio.


Referências Bibliográficas:

http://www.aleph.com.br/pleiades/ervas/malva.htm
http://www.aleph.com.br/pleiades/ervas/losna.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%A2nfora
http://pt.wikipedia.org/wiki/Alecrim
www.iac.sp.gov.br/Tecnologias/Capim_Limao/06.jpg
http://pt.wikipedia.org/wiki/Capim_lim%C3%A3o